O livro Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês inova no desenho de sua elaboração e sua linguagem concorrendo para maior aproximação com as/os leitoras/es. Nele, 22 docentes, engajadas/os com o compromisso da educação crítica na área de Língua Inglesa em várias regiões brasileiras, apresentam seus textos construídos, ao mesmo tempo, com informalidade e rigor acadêmico. A ideia era conhecer acerca da formação crítica de colegas, que, embora tenham vivido as décadas em que esse tipo de formação era pouco enfatizada, ou mesmo evitada, em função do contexto histórico, político e social, construíram e expandiram suas percepções e conceitos críticos. As respostas às quatro perguntas respondidas por cada autora e autor sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais registram interessantes e curiosas autonarrativas. Nelas, vislumbram-se questões de colonialidade, de habitus interpretativo, de controle social dos sentidos, aspectos marcantes da formação acadêmica dessa geração de brasileiras/os. Cada texto imprime os conflitos entre as “naturalizações”, socialmente construídas, e as rupturas. Enfim, o livro oferece informações, surpresas e análises teorizadas, provocando reflexões pertinentes, algumas talvez preocupantes, porém necessárias, por meio de uma leitura agradável e construtiva.
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