👉 Homero Santiago
Nesta obra está reunida a maior parte dos escritos de Marilena
Chaui dedicados ao tema da educação, em sentido amplo: memórias da aluna e da
professora, reflexões sobre o ensinar e o aprender, análises teóricas,
intervenções públicas, propostas, etc. A autora não faz o papel de filósofa que
quer dar modelos educacionais ou armar teorias do aprendizado; descobre-se,
pelo contrário, a professora e pensadora, a educadora que logra conciliar o
vigor da experiência própria à profundidade teórica e soldá-los pelo empenho
político a serviço da educação, uma educação essencialmente vinculada à
democracia.
Uma das linhas mestras da meditação de Marilena sobre a educação
é o combate ao autoritarismo presente em nosso sistema de ensino (ora mais
visível, como na ditadura, ora menos visível, como hoje). Com efeito, as
tentativas de estabelecer uma relação pedagógica antiautoritária devem culminar
precisamente no que a autora denomina "pedagogia democrática" ou
"relação pedagógica democrática", preparando o caminho para a questão
maior da construção de uma sociedade democrática.
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